Home - Últimas - Santa Marinha volta a ser vila medieval por dois dias

Santa Marinha volta a ser vila medieval por dois dias

Santa Marinha, em Seia, transforma-se nos dias 30 e 31 de Maio numa vila medieval, com cortejos históricos, cavaleiros, personagens fantásticas, teatro de rua, tiro com arco, aves de rapina, animação musical, gastronomia e artesanato. A iniciativa parte do legado histórico associado ao foral concedido por D. Sancho I e propõe uma recriação do tempo de reis, mercadores e cavaleiros.

Durante dois dias, as ruas da localidade recebem personagens e quadros inspirados na época medieval, cruzando animação, memória local e participação popular. A entrada é livre e a organização pertence à Junta de Freguesia de Santa Marinha.

A ligação de Santa Marinha a esse passado é antiga. A localidade recebeu um primeiro foral em 1150, concedido por D. Afonso Henriques, e tornou-se vila e sede de concelho em 1190, com o foral de D. Sancho I. O antigo concelho seria extinto em 1834, passando a integrar o concelho de Seia.

Esse percurso histórico permanece ligado a algum património ainda existente na freguesia, como a antiga casa da Câmara, o pelourinho, capelas, uma ponte medieval e sepulturas antropomórficas.

LEIA TAMBÉM

CM de Mangualde apresentou proposta final para requalificação do Polidesportivo da Gândara

O município de Mangualde apresentou a proposta final para a requalificação do Polidesportivo da Gândara …

Viseu: PJ detém homem suspeito de violação e prostituição de menores

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Viseu, na passada sexta-feira, um homem de 33 anos, …