Quatro concelhos dos distritos de Coimbra, entre eles Tábua, e da Guarda apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O Instituto considera igualmente nas mesmas circunstâncias os concelhos da Guarda e Sabugal, no distrito da Guarda, e Pampilhosa da Serra, em Coimbra.
O IPMA colocou também hoje vários concelhos dos distritos de Faro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Leiria, Viseu, Aveiro, Bragança, Vila Real e Braga em risco elevado de incêndio. Os restantes distritos do país apresentam risco moderado e reduzido de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24h00.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira. Durante a tarde, o Instituto prevê um aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc