Cerimónia do Feriado Municipal distinguiu tabuenses em vários sectores de actividade com Cruz a anunciar “chuva” de milhões em investimentos

Presidente da República enviou mensagem, apelando à solidariedade e parceria dos diversos representantes do Estado no desenvolvimento de Tábua

Vários eventos marcaram o Feriado Municipal em Tábua no dia de ontem, quarta- feira, 10. Logo pela manhã efectuou-se a cerimónia do Dia do Combatente que assinalou o 106º aniversário da batalha de La Lys, presidida pelo Tenente-General Chito Rodrigues, responsável da direção central da Liga dos Combatentes, que destacou a necessidade das forças armadas serem apoiadas politicamente por terem atingido uma situação “difícil de entender”, manifestando a sua satisfação por estar presente junto de um núcleo jovem e ativo, ligado às operações de paz e humanitárias, como é o caso do núcleo de Tábua , dirigido pelo Primeiro- Sargento Armando Costa. Seguiu-se a inauguração do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de Venda da Esperança, Balocas e Valongo, à qual compareceu o presidente da AINTAR, Paulo Catalino Ferraz e da Oficina de Artes do Palco, na antiga escola em Percelada.

Mas o destaque das comemorações teve lugar durante a parte da tarde com a cerimónia solene que decorreu no CCT, presidida pela Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, tendo sido atribuídas distinções honoríficas a personalidades e entidades do concelho, com destaque para as Medalhas de Mérito Profissional Grau Ouro atribuídas ao Dr. António Capêla Daniel, ao médico Secundino Freitas, empresário Rogério Tavares e à educadora de infância, Maria do Carmo Pinto. O Grau Ouro de Mérito Cívico foi conferido a Amílcar Martins, que se tem distinguido na presidência da Tuna Mouronhense e a Medalha de Mérito Cultural e Científico à Comissão de Melhoramentos de Meda de Mouros, pelo trabalho desenvolvido na defesa do património cultural e promoção do desenvolvimento da aldeia e seus habitantes. Os Diplomas de Mérito recaíram sobre as empresas distinguidas pelo IAPMEI com o Estatuto PME Líder e PME Excelência: Cunfil, Pavicer, Cruidoce, Sumermaco, Espiga D` Ouro, Transcoitense, José Marques Simplício e Friopastel, tendo ainda sido galardoados estudantes que se destacaram no ensino secundário e profissional. A cerimónia também foi marcada pela atribuição de reconhecimentos aos trabalhadores aposentados no ano de 2023.

Na sua alocução, Ricardo Cruz elencou os investimentos realizados e a efectuar no futuro, falando nos muitos milhões de euros despendidos ao longo do mandato, criando condições para melhorar a qualidade de vida dos tabuenses, numa acção “marcada pela transparência pelo rigor e proximidade”. Citou “o maior investimento, 6 milhões de euros, ao nível do saneamento básico efectuado nos últimos dois anos”, o “investimento significativo na rede viária”, a requalificação da área empresarial da Carapinha, num investimento superior a 1,5 milhões de euros. Revelou que no âmbito do PRR estão aprovadas candidaturas no valor de 2,1 milhões de euros e aludiu ao facto de ter terminado as negociações sobre o Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial no âmbito do qual estão assegurados mais de 6 milhões de euros, um dos quais será a requalificação do jardim-de-infância de Tábua, falando ainda na remodelação do centro de saúde, orçamentada em cerca de 623 mil euros, que oferecerá melhores condições para os profissionais de saúde e utentes, anunciando que até ao final do ano será apresentada a candidatura para a reestruturação da Escola Secundária de Tábua num investimento superior a 5 milhões de euros. E citou as palavras do Presidente da Republica, especialmente dirigidas numa mensagem alusiva ao evento, sublinhando que não devem ser apenas os autarcas e cidadãos de Tábua a contribuir para o desenvolvimento do concelho, mas deve ser um compromisso de todos o responsáveis políticos dos diversos níveis da administração do estado”.

As comemorações encerraram com o espectáculo em que participou o artista Toy e a Academia Artística do Município de Tábua.

 

LEIA TAMBÉM

Quatro atletas de Celorico da Beira participam no Mundial de Karaté na Lituânia

Cinco atletas da Escola de Karaté de Celorico da Beira participam no XXVI Campeonato Mundial …

Restos mortais encontrados em Côja podem ser de mulher desaparecida há seis meses

Os restos mortais encontrados junto à Zona Industrial de Côja, no concelho de Arganil, poderão …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.