A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, durante toda a semana (de hoje até Domingo) e em todo o território nacional, a fiscalização da condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas. As acções serão direccionadas sobretudo para as vias e locais onde as infracções por excesso de álcool e por consumo de substâncias psicotrópicas são mais frequentes.
Desde o início do ano, foram submetidos ao teste de alcoolemia cerca de 516 mil condutores: 10 855 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei (menos 1 153 ou seja, menos 10% do que em igual período de 2015), distribuídos geograficamente como em anexo.
Do total das infracções detectadas, 41% (4 462) resultaram em detenções de condutores, por conduzirem com TAS crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro).
Esta operação será realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL)), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objectivo é o de melhorar a segurança rodoviária.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc