Home - Últimas - Linha da Beira Alta dá cerca de sete milhões de euros de prejuízo

Linha da Beira Alta dá cerca de sete milhões de euros de prejuízo

As receitas da CP com a linha que vai de Coimbra a Guarda caíram em 2023 para 3,2 milhões de euros, metade dos 6,4 milhões de euros registados em 2019. Este é o último ano comparável já que em 2020 as contas foram afectadas pela pandemia e em Abril de 2022 a linha fechou para obras.

O número de passageiros na linha passou de 633 mil passageiros para 372 mil em 2023. Segundo o diário, esta quebra somada à perda de clientes em 2022 pode dar um prejuízo de sete milhões de euros à CP na linha em questão.

A empresa tem a responsabilidade de contratar serviços rodoviários de substituição, nos quais já gastou 7,9 milhões de euros, embora, segundo uma fonte oficial citada pelo Público, a CP já tenha sido reembolsada pelo gestor de infra-estruturas em 7,3 milhões de euros.

Os custos devem acrescer ainda mais com as compensações e indemnizações que a empresa teria que pagar a empresas que transportam mercadorias. No entanto, a Infra-estruturas de Portugal (IP) não divulgou quanto teria já gasto.

“O atraso excessivo das obras tem sido extremamente prejudicial porque a IP não suporta nenhum novo comboio que pretenda circular pela Beira Alta e que o tenha de fazer pela Beira Baixa enquanto exista o encerramento”, disse Miguel Rebelo de Sousa, da Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF), ao Público.

LEIA TAMBÉM

Região de Coimbra terá 775 operacionais e 178 veículos na fase crítica dos incêndios

A Região de Coimbra vai contar com 775 operacionais, 178 veículos e três helicópteros na …

Escolas de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital entram na corrida da reciclagem

Seis estabelecimentos de ensino de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital estão entre as 28 …