Mangualde assinala mês da família com cultura e desporto

A Câmara de Mangualde dedica o mês de Maio à família e, nesse sentido, anunciou hoje a realização de um conjunto de actividades culturais e desportivas, para promover a convivência familiar e a parentalidade positiva. Um comunicado de imprensa da autarquia, explica que a cidade de Mangualde acolhe, a partir de 15 de Maio, uma exposição de trabalhos effectuates no atelier “Pontos e Encontros”, que revelará trabalhos elaborados por munícipes com 65 anos ou mais. Trata-se de “um projecto no âmbito do atelier de trabalhos manuais que funciona semanalmente e tem como objectivo ocupar os tempos livres destes seniores, promovendo a vitalidade e o potencial de cada um, contribuindo para um envelhecimento activo”, esclarece a autarquia.Para 17 de Maio está agendado o regresso de “Mochila às Costas, Sapatilhas no Pé”, que “voltará a desafiar os mangualdenses a praticarem desporto ao ar livre, todas as terças-feiras, durante os meses de Maio e Junho, tendo como ponto de encontro o Largo Dr. Couto, pelas 20h30″.

Esta iniciativa está integrada no Plano de Acção de 2021 da Rede Social de Mangualde, no âmbito o Eixo IV — Promover Estilos de Vida Saudáveis” e “visa incentivar para a prática de exercício físico como forma de combate à obesidade”, adianta o executivo municipal.

“Mochila às Costas, Sapatilhas no Pé” pretende ainda “consciencializar a comunidade” para os benefícios” desta actividade, designadamente para “prevenir de doenças cardiovasculares, fortalecer os músculos, melhorar a postura corporal, promover o relaxamento e as relações interpessoais e intergeracionais”.

Ainda no âmbito do mês da família, o Município, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mangualde e o CLDS 4G, em parceria com a “Family Coaching”, promovem o workshop “Pais confiantes, famílias felizes”.

A iniciativa terá lugar no dia 19 de Maio, pelas 18h30, no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde e “irá permitir aos participantes um primeiro contacto com o ‘coaching’ parental, abordagem inovadora na área da parentalidade”.

“No decorrer do encontro, os pais e mães serão convidados a reflectir sobre o seu papel e sobre algumas questões com que se deparam no seu quotidiano e será, também, uma oportunidade para os pais valorizarem as imensas actividades que levam a cabo, e, ainda, avaliarem algumas das estratégias que utilizam na sua vida familiar e identificar áreas onde gostariam de efectuar mudanças”, refere.

A nota de imprensa lembra ainda que está a decorrer o concurso literário sob o tema “O Papel dos/as filhos/as na família”, em que a autarquia desafia os autores residentes no concelho, com idade igual ou superior a 15 anos, a apresentarem trabalhos originais de prosa ou poesia, em português, até ao dia 20 de Maio.

A entrega dos prémios — ‘vouchers’ nos valores de 90, de 75 e de 50 euros, para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente — está agendada para a noite do dia 27 (21:00), na Câmara Municipal.

A sessão conta também com “um momento musical protagonizado pela artista Nancy, e, ainda, com a apresentação do livro “Máscaras de Esperança”, de Leopoldo Guimarães.

A obra “Máscaras de Esperança”, cujo lançamento aconteceu em 10 de Abril, em Lisboa, é baseada em situações reais e pretende descrever o ambiente dramático experienciado no contexto de um campo de refugiados.

LEIA TAMBÉM

Homem desaparecido de instituição em Tábua localizado em Vila Nova de Oliveirinha

Um homem de 34 anos, desaparecido desde a noite de quinta-feira, foi localizado esta sexta-feira, …

Bombeiros da Região Centro agradecem a Timor-Leste apoio para reforçar meios contra incêndios

O apoio de Timor-Leste aos bombeiros portugueses, na sequência dos incêndios rurais de 2025, começa …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.