O Município de Seia atribuiu hoje um apoio de mil euros a cada um dos quinze participantes na “Festa da Transumância e dos Pastores”. Um incentivo que surge no âmbito do projecto “Terras da Transumância”, estruturado através de uma candidatura ao Programa CENTRO 2020. O prémio é
justificado com o facto deste evento que salvaguarda a tradição só ter sido possível, mais uma vez, graças a estes pastores e aos seus rebanhos. Ficou também já concertada a data da próxima edição da Festa da Transumância e dos Pastores, que se irá realizar a 1 de Julho de 2023.
Este projecto é o resultado de uma parceria estabelecida entre os municípios de Seia, Gouveia, Castro Daire e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 e pretende não só a preservação e divulgação desta prática, mas de todo o património cultural e natural associado, reconhecendo a importância da actividade pastoril tradicional na manutenção da paisagem cultural da serra da Estrela. Pretende ainda dinamizar o turismo, aumentando a oferta de actividades turísticas existentes, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconómico da região.
A iniciativa, aberta ao público em geral, oferece ao visitante a possibilidade de acompanhar os pastores e
respectivos rebanhos, desde a Terra Chã às pastagens dos planaltos da Serra da Estrela, “proporcionando”, segundo a autarquia, “uma experiência única e de elevada autenticidade”.
O encontro de hoje serviu também para analisar algumas das principais dificuldades com que os pastores se debatem, desde a necessidade de disponibilização de apoio técnico aos pastores e às actividades pastoris, a melhoria da gestão do uso dos baldios serranos (em articulação com as respectivas comissões de baldios) ou a limpeza de canadas e outras vias de uso pecuário.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
