“Bilhete Postal” desde Vila Franca da Beira: Cepo de Natal e Ano Novo. Autor João Dinis, Jano

O tradicional Cepo de Natal e Ano Novo crepita no Largo da Capela, no “coração” de Vila Franca da Beira, e aquece os corações dos Vilafranquenses e Visitantes com o aconchego doce da tradição.

Sim, o Cepo de Natal e Ano Novo foi aceso e aceso se mantém no Largo da Capela, em Vila Franca da Beira.

É a tradição revisitada e sem necessidade de especial “encomenda”.

Faz parte da mais alargada sinalização popular do solstício de Inverno. Época de recolhimentos vários.  Dos mais íntimos aos mais colectivos como este do Cepo.

Também significa partilha.  O fogo, a lenha, o calor.  Também dos petiscos que por lá aparecem junto à fogueira, de forma espontânea ou provocada.  Bem regados com boa “pinga” e culminados por uma “jorpiga” (jeropiga) caseira ou não.

E assim se evocam os vivos e as recordações transmitidas pelos que nos antecederam no “posto”.   Actualmente, os Jovens pontificam apoiados por alguns mais “maduros”.  E a festa acontece.

É a marcha da vida e da sua humanização pelas nossas Gentes!

Viva!

Viva Vila Franca da Beira!

Autor: João Dinis, Jano

LEIA TAMBÉM

Matraquilhos… Autor: Fernando Roldão

Matraquilhos ou matrecos, são um jogo caseiro, muito popular, que penso que já todos jogaram …

A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo. Autor: Paulo Freitas do Amaral

Há realidades que não aparecem nas estatísticas nem nos estudos de mercado. Descobrem-se viajando. Descobrem-se …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.