Home - Últimas - Fogo na Serra da Estrela já atingiu concelhos da Guarda e Gouveia e “mantém-se complicado”
Fogo lavra em Figueira de Castelo Rodrigo, incêndio no Carregal do Sal dominado

Fogo na Serra da Estrela já atingiu concelhos da Guarda e Gouveia e “mantém-se complicado”

O incêndio que deflagrou no sábado na localidade de Garrocho (Covilhã) e que se estendeu a Manteigas, já passou para os concelhos da Guarda e Gouveia e a situação mantém-se complicada e difícil. Segundo o comandante Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo, neste momento, “não parece haver nenhum aglomerado populacional em risco” e o objectivo “é tirar força à cabeça do incêndio”. Para já, o perímetro do fogo atingiu cerca de 25 quilómetros.

.

O responsável falava durante uma conferência de imprensa, realizada na Junta de Freguesia de Valhelhas (Guarda), sobre o incêndio que lavra desde sábado nos concelhos da Covilhã (distrito de Castelo Branco) e de Manteigas e que esta tarde atingiu também Gouveia e Guarda. “A situação do incêndio mantém-se complicada e difícil. Neste momento, o incêndio desenvolve-se em quatro municípios, sendo que a Covilhã é o mais sossegado. Está em consolidação e rescaldo. Manteigas, Guarda e Gouveia são os que preocupam mais neste momento”, sublinhou.

Questionado sobre esta ausência, Elísio Oliveira explicou aos jornalistas que essa ausência se ficou a dever a “problemas técnicos”, que não permitiram a sua presença no teatro de operações. Este responsável está preocupado com a frente em direcção a Folgosinho (concelho de Gouveia): “É a mais preocupante, mas a rotação do vento pode fazê-lo entrar novamente no concelho da Covilhã”.

Para as próximas horas e noite, o trabalho será desenvolvido desde Manteigas e Vale da Amoreira em direcção a Folgosinho. Os esforços vão ser concentrados durante toda a noite, não esquecendo os flancos. O objectivo é tentar evitar que, por qualquer motivo, aquilo que é o flanco se torne numa frente de fogo”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Rali de Portugal 2026 destaca-se em Arganil, Góis, Lousã e Mortágua a 8 de Maio

Arganil, Góis, Lousã e Mortágua concentram o foco do Rali de Portugal 2026 na sexta-feira, …

Neve encerra acesso à Torre por Piornos e Lagoa Comprida na serra da Estrela

O comando sub-regional das Beiras e Serra da Estrela anunciou o encerramento do acesso à …