Forno Telheiro recria antigo julgamento e execução pública em Julho

A freguesia de Forno Telheiro, no concelho de Celorico da Beira, volta a recuar no tempo no próximo dia 5 de Julho com a recriação histórica e teatral “O Enforcado”, iniciativa que pretende recordar um dos símbolos mais marcantes da história local. A representação decorre a partir das 18h00, no Largo da Igreja, e envolve a Associação Hereditas (entidade dedicada à recriação histórica e à valorização do património cultural) e a comunidade da freguesia numa evocação das práticas judiciais de outros tempos, ligadas à existência da forca e do pelourinho.

A iniciativa integra a estratégia do município de valorização do património histórico e cultural de Forno Telheiro, colocando em destaque dois dos elementos que testemunham a antiga importância administrativa da localidade.

A forca, uma estrutura medieval e moderna em granito destinada à execução de condenados à pena máxima, e o pelourinho recordam o período em que Forno Telheiro detinha estatuto de vila e exercia funções de administração da justiça.

Segundo a autarquia, estes dois monumentos constituem alguns dos mais relevantes testemunhos do património histórico-cultural do concelho e continuam a marcar a identidade da freguesia.

A recriação histórica termina com um lanche-convívio, marcado para as 19h30, oferecido pela Junta de Freguesia de Forno Telheiro.

LEIA TAMBÉM

Durante três dias, Canas de Senhorim vai voltar à Idade Média

A Feira Medieval de Canas de Senhorim regressa de 2 a 4 de Outubro, com …

Coimbra vai vigiar 671 quilómetros de rios e ribeiras para travar espécies invasoras

As espécies invasoras que estão a ameaçar os cursos de água da Região Metropolitana de …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.