Autarquia prevê poupança anual superior a 100 mil euros e reutilização de mais de 640 mil metros cúbicos de água tratada. Empreitada arranca a 16 de Junho e prolonga-se até Abril de 2026.
No dia em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), o município de Nelas formalizou o compromisso de empreitada do projecto de reutilização de águas residuais do concelho. A cerimónia oficial que assinalou o arranque da obra teve lugar esta quarta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho, marcando o início de uma intervenção que, segundo a autarquia, se prolongará durante um período de dez meses.
Os trabalhos no terreno deverão iniciar-se a 16 de Junho, com conclusão prevista para Abril de 2026. O investimento total supera os 3,3 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões são comparticipados por fundos comunitários, no âmbito de uma candidatura submetida ao Aviso Convite especificamente dirigido ao município de Nelas. A autarquia assegura um esforço financeiro próprio na ordem de um milhão de euros, o dobro do valor inicialmente estimado.
A empreitada visa a reutilização das águas residuais tratadas na ETAR Nelas III, que passarão a ser canalizadas para fins industriais e agrícolas, bem como para reforço dos meios da Protecção Civil e rega de espaços verdes públicos. De acordo com o município, a água será tratada “de forma controlada e adequada”, em condições de poder ser utilizada com segurança, numa lógica de economia circular e gestão eficiente dos recursos hídricos.
Com a concretização do projecto, o município estima reutilizar anualmente mais de 640 mil metros cúbicos de água tratada, gerando uma poupança superior a 100 mil euros em custos de abastecimento. A autarquia sublinha ainda que a medida contribui para o aumento da resiliência dos sistemas face aos períodos de seca e escassez de água, reforçando a capacidade de adaptação do concelho às alterações climáticas.
A Câmara de Nelas considera este projecto um “marco” na transição hídrica em Portugal, destacando a inovação no tratamento e reaproveitamento das águas residuais como uma boa prática ambiental e um compromisso com “um futuro mais sustentável e amigo do ambiente”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
