Primeira grávida infectada deu à luz no Hospital da Guarda

O Hospital da Guarda realizou o primeiro parto de uma mulher infectada cam a COVID-19. Trata-se de uma mulher de 38 anos que deu entrada ontem à noite no Serviço de Obstetrícia e o teste, que é realizado a todas as grávidas, deu positivo. A situação obrigou a um protocolo específico de isolamento, já previsto nos planos de contingência, conforme explicou à Rádio Altitude o médico pneumologista Luís Ferreira, da comissão de acompanhamento da Covid-19.

O parto (por cesariana programada), refere a mesma rádio, correu normalmente e “mãe e filho estão bem”. O recém-nascido é um bebé do sexo feminino, que se encontra numa área circunscrita do Serviço de Pediatria e ao qual vão também ser feitos testes.

O importante, sublinha o médico, é passar a mensagem de que «o nosso Hospital está plenamente capacitado para o diagnóstico e para a intervenção em todas as fases da doença», até por ser, desde o início, uma das unidades de referência na região Centro.

O especialista em doenças pulmonares refere mesmo, em declarações à Rádio Altitude, que, comparativamente, “no distrito da Guarda tem vindo a ser feito um maior número de testes”, que estima em mais de 2.500 desde o início de Março. E isto graças “à excelência” e “à pronta capacidade de resposta” do Laboratório de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde, que serve toda a região e cujo reconhecimento foi um dos critérios para a inclusão do Hospital Sousa Martins na rede inicial de combate à Covid-19.

Um mês depois de terem surgido os primeiros casos em Portugal, o número de internados no Hospital da Guarda é hoje de 34, três dos quais em cuidados intensivos. Estes casos mais graves são de pacientes idosos e com outras complicações, confirma Luís Ferreira.

 

LEIA TAMBÉM

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ da Guarda detém homem com 210 doses de pólen de haxixe

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na Guarda, um homem suspeito de tráfico de droga, quando …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Verão regressa no fim-de-semana com máximas até aos 32 graus

Depois de duas semanas marcadas por chuva, vento, trovoada e temperaturas mais baixas, o tempo …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.