Rita Guerra sobe ao palco com bandas filarmónicas no Anfiteatro Municipal de Seia

Concerto marcado para 20 de Julho integra a 4.ª edição do projecto Filarmonias, promovido pelo Município de Seia, que valoriza o trabalho das bandas locais em articulação com artistas consagrados.

O Anfiteatro Municipal de Seia acolhe, no próximo dia 20 de Julho, o segundo espectáculo da 4.ª edição do projecto Filarmonias. O concerto reúne em palco a Banda Academia de Santa Cecília, a Banda Torroselense Estrela de Alva e a cantora Rita Guerra, numa fusão singular entre a tradição da música filarmónica e a interpretação de uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa.

A iniciativa, promovida pelo município de Seia, segundo a organização, tem vindo a afirmar-se como um projecto cultural descentralizador, que percorre o concelho com o objectivo de valorizar as bandas filarmónicas locais e promover o contacto directo das populações com artistas de renome do panorama musical nacional.

Depois de um arranque com a Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, que actuou ao lado do projecto OMIRI, o Filarmonias apresenta-se agora na cidade de Seia com uma proposta que alia o talento colectivo das bandas locais à presença de uma intérprete amplamente acarinhada pelo público português.

Ao longo desta edição, estão ainda previstos concertos em Sandomil, com a Sociedade Musical Estrela da Beira (de Santa Marinha), e em Vila Cova à Coelheira, com a Filarmónica 1.º de Janeiro, de Carragozela. Estes momentos visam reforçar a ligação entre as bandas e os territórios que representam, reafirmando o compromisso do município com a promoção cultural de base comunitária.

Criado em 2022, o projecto Filarmonias tem como objectivo central divulgar e valorizar o trabalho das cinco bandas filarmónicas do concelho de Seia, estruturas com um papel formativo e cultural de grande relevância, algumas das quais com mais de cem anos de história. Para além do seu valor musical, estas bandas são reconhecidas como espaços de aprendizagem artística e de afirmação cívica, constituindo-se como elementos identitários das suas comunidades.

LEIA TAMBÉM

Boom Festival esgota 40 mil bilhetes em apenas duas horas

O Boom Festival 2027 esgotou os 40 mil bilhetes disponíveis em apenas duas horas, anunciou …

De Oliveira do Hospital ao Fundão, Serra da Estrela e Gardunha celebram o Outono com castanhas, cogumelos e sabores tradicionais

As aldeias da Serra da Estrela e da Serra da Gardunha preparam-se para celebrar o …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.